sexta-feira, 28 de junho de 2013

Último dia de escola do mini (2012/2013)

E eis que ao fim de um mês e meio de escola, chegou o dia do meu piolhito dizer um até Setembro aos seus amigos e professora.

Quarta-feira foi dia de irmos falar com a professora do mini (juf Lieve). Trouxemos as suas obras de arte feitas durante este pouco tempo que ele lá esteve.

O que ela teve a nos dizer do desenvolvimento dele foi:
  • adaptou-se muito bem e rápido à escola, ao grupo e às actividades;
  • bastante sociável;
  • não é nenhum terrorista e não deixa ninguém lhe bater ou lhe fazer mal, defende-se logo afasta-se;
  • o seu desenvolvimento oral está mais atrasado a comparar com os outros mas que é normal devido ao ouvir/falar 3 línguas em casa (flamão com o pai, português comigo e eu e pai falamos quase sempre em inglês um com o outro). Mas também referiu o facto de nestes termos ele já ter um avanço em relação aos outros que só ouvem e falam o flamão;
  • pede por vezes para ir ao WC, quando ainda à pouco foi, mas faz sempre alguma coisa quando o pede.
Sinceramente, achei os comentários da professora do mini bons e não vi nenhum comentário como negativo. Sem dúvidas que a dele pedir para ir fazer xixi vezes quase seguidas, também já eu tinha notado, mas como ele faz sempre algo, nunca me perguntei se era ou não normal. Mas também sei que aguenta horas sem ir ao WC, por isso não vou criar minhocas nas minha cabeça em relação a isso.

Vai continuar nesta classe (classe de adaptação - Peuterclass) até às férias de Natal 2013 e depois no inicio de 2014 passa para a pré-escola propriamente dita. Ou como eles aqui dizem 1ste Kleuterclass.

Mas penso que estes 2 meses que ele vai estar de férias, as coisas vão mudar.
Ele vai estar connosco 3 semanas de férias e depois vai para um ATL. Penso que as coisas também vão evoluir neste espaço de tempo.
Agora, o próximo desafio do piolhito: a adaptação ao ATL.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Não rima, pois não!

Penico não rima com diarreia! E eu que o diga, tive direito à experiência em primeiro grau, esta manhã.

Mini piolhito anda atacado por um vírus qualquer que o fez vomitar, diarreia e sem vontade de comer.
As (minhas) horas de sono destes últimos dias são tão curtas que hoje nem me lembro do que tenho que fazer a seguir e sinto os meus movimentos físicos e mentais au ralentie!
Foi na mesma para a escola, pois parece que este mal anda a atacar meia escola, e como são os últimos dias, não o queria mesmo nada privar destes momentos com os seus companheiros de classe que só vai voltar a ver em Setembro. Mas atenção só o levo pois a professora nos disse para o fazer, se não eu não arriscaria.
E a verdade é que ele tem passado bem o tempo em que está na escola. Não mostra sinais de estar doente.
Amanhã já é o seu último dia deste ano lectivo que para ele durou um mês e meio.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Desfralde - as últimas notícias

Feito! Durante o dia, tanto na escola como em casa.
E quando já está pronto para ir dormir, com fralda da noite posta, recusa-se a fazer na fralda e quer ir à sanita.
Muitas das fraldas da noite ficam limpas e a sanita é o primeiro destino ao acordar.

Próxima etapa: Usar unicamente a sanita e deixar o pote.
É que isto de se limpar os xixis, tudo muito bem, mas as cagadas (já tive direito a coisas nunca antes vistas lol) já não tem lá muita piada!
Para isso vou comprar um degrau para ele chegar à sanita sem ajuda e um redutor de sanita extra, pois já temos um no andar de cima.

Ikea

Baby OK (este é igual ao que já temos lá em casa)

quinta-feira, 6 de junho de 2013

De luto

Pelo Rodrigo e por todos os Rodrigos deste Mundo.
Muita força para a família do Rodrigo, mas um abraço especial para aquela mãe que viu o seu filho sofrer daquela maneira e nunca baixou os braços.
Não consigo imaginar como ela se sente (e sentiu) durante este tempo todo, desde que foi diagnosticado ao Rodrigo a doença que o matou, dia após dia e sobretudo agora.

Sei que perder alguém é duro, mas também sei que perder um filho é bem pior. Vi o sofrimento de perto da minha tia quando o meu primo, aquele que era o meu irmão que nunca tive, de 17 anos morreu.
Agora que sou mãe, imagino que deve ser horrível.

Descansa em paz Rodrigo.