sexta-feira, 17 de maio de 2013

E aos 2 anos e 7 meses

O meu miúdo giro está com 13kg e 91cm.
E segundo a pediatra está a desenvolver bem.

Pede para fazer xixi e cócó no pote e ontem no consultório fez mesmo xixi na sanita. Tem chegado a casa sempre com a roupa que lhe coloco de manhã. Zero acidentes! Acho que posso dizer que o desfralde foi bem sucedido.

De manhã quando o deixo na escola fica a chorar, mas sei que gosta de lá estar e brinca/aprende bastante e em uma semana, o vocabulário dele aumentou de forma substâncial.
Tem andado super cansado, isto de se passar um dia inteiro na escola tem mesmo o que se lhe diga. O ritmo é muito mais acelarado dpo que na ama. Adormece em 1 minuto. Chora por mim, mas depois de fechar a porta do quarto, 1 minuto mais tarde já não o ouço.

Ás quartas-feiras os meus pais vão buscá-lo ao meio-dia (na Bélgica não há aulas ás quartas-feiras á tarde) e assim ele sempre pode fazer uma sesta mais reforçada e ver os avós que tanto adora.
Outra das diferenças é que ele tem comido imenso. Pede logo o leite e pão mal chega a casa com o pai por volta das 6 e depois pede mais uma vez antes de ir para a cama (+/- às 8).

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nova etapa na vida do Sven: pré-escola

Na última quarta-feira foi o último dia do meu petit na ama. Acho que ele não se deu conta de que seria o seu último dia com aquela que tomou conta dele durante quase dois anos e meio.
Senti um nó na garganta ao vir embora e ver os dois juntos... Não, eu não sou feita de ferro! E a senhora também não, e mesmo que já várias crianças tenham ido embora, a intensidade de quando eles vão continua a ser a mesma, segundo ela.

Hoje de manhã foi dia de o deixar na escola. Foi sem nenhum problema até lá e mal viu o Mateu, fico logo sem problemas sentado ao lado dele a ver televisão.
O problema foi mesmo quando lhe disse que vinha embora e que desta vez não ia ficar com ele lá. Chorou e tentou vir atrás de mim... mas a senhora que toma conta dos petits antes das aulas, segurou nele e tentou explicar-lhe a situação.
Confesso que fiquei com um aperto enorme neste meu coração de mãe! Eu sei que ele vai gostar de lá estar e que vai brincar imenso e por vezes vai dizer: já está na hora de ir embora?!
Ficou sem fralda... agora espero que não tenha vergonha e que peça para fazer xixi. Também deixei fraldas para a a hora da sesta e uma muda de roupa caso um acidente venha a acontecer. Levou a mochila que o padrinho lhe deu na Páscoa com uma garrafa de água, uma sanduiche para comer a meio da manhã, um iogurte em bisnaga, uma banana e algumas bolachas Maria. Vai almoçar na escola comida de "grande".
Agora mal posso esperar pelas 17.45 para receber novidades do papá quando o for buscar.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ainda do desfralde

Eu acho que está a correr super bem.
Ele já vai sozinho e sem pedir ao pote, tanto em casa como na ama.
Ontem na ama, teve um acidente pois chegou tarde demais ao pote e fez cócó nos boxers, mas tirando isso até acho que esteja a correr bem. Um acidente por dia e por vezes nenhum.
Na minha opinião, achei inútil começar cedo demais com o desfralde. Segundo o nosso pediatra o corpo de uma criança só fica apto a reter a urina a partir dos dois anos. E até porque o processo se tornou mais rápido... Até a ama ficou espantada da rapidez dele.

Na próxima semana vai para a pré-escola e não sei bem o que pensar. Acho que vou lhe colocar uma fralda ao menos no primeiro dia (para evitar acidentes) e ver se ele pede para fazer xixi. É que na escola eles não vão ao pote, mas directamente na sanita (sanitas bem pequenininhas). E depois verei com a professora o que ela me dirá.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Potty training - day 1

Correu bastante bem.
Chão 1 - 3 Pote (entre eles vez caca).

Ajudou a fazer bolo de chocolate e a lavar a loiça



Hoje a ver a Xana Toc Toc sentado no seu trono!


Potty training mood ON!

Estamos de volta ao pote!
Ele vai para a pré-escola dia 13 de Maio...estamos em contagem decrescente!

O tempo voa!!!