quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estava aqui...

... a fazer contas das coisas que ainda me faltam comprar e que são precisas para o bebé, e parece-me que vou ter de ganhar o Euromilhões! LOL

Votar!

Toca a votar na nossa sondagem!
Boy or girl?!!
O que vocês acham?!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

14 semanas de ti - 2° trimestre

Está grávida de 14 semanas – já só faltam 182 dias!



O bebé já consegue fazer caretas e mexer os olhos.



Bem-vinda ao segundo trimestre! É um marco muito importante da sua gravidez, dado que assinala o final de um período crítico no desenvolvimento do bebé. Todas as estruturas básicas do corpo do bebé – internas e externas – já estão agora formadas. Mas, evidentemente, são ainda minúsculas. Da cabeça até ao rabinho, o bebé tem apenas 9 cm de comprimento – mais ou menos como um limão – e pesa cerca de 40 gramas.
O corpo do bebé está a crescer mais rapidamente do que a cabeça, que se apoia agora sobre um pescoço mais bem definido. No final desta semana, os braços estarão mais compridos, passando a ser proporcionais relativamente ao resto do corpo. (Embora as pernas ainda tenham algum crescimento pela frente.) O bebé começa a desenvolver uma cobertura de pêlo ultra-fina e aveludada por todo o corpo, a que chamamos lanugo. Esta semana o fígado começa a segregar bílis, um sinal de que já está em correcto funcionamento, e o baço começa a contribuir para a produção de glóbulos vermelhos.
O bebé também produz urina e elimina-a para o líquido amniótico, um processo normal que se manterá até ao nascimento. No entanto, ainda não consegue senti-lo a mexer-se, embora as mãos e os pés (agora já com pouco mais de um centímetro de comprimento) sejam mais flexíveis e activos. Pela acção de impulsos cerebrais, os seus pequenos músculos faciais começam a exercitar-se, pelo que começa a revirar os olhos, a franzir as sobrancelhas e a fazer caretas. Agora também já tenta agarrar e, além disso, poderá ser capaz de chuchar no polegar.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vai-te embora!

Sinusite malvada que não me deixa em paz desde sexta-feira passada!

domingo, 25 de abril de 2010


Semana: 13 semanas

Peso: 60,9 kg (disse a balança da Sra Dra.)

Como me sinto fisicamente:

Mamocas: iguais

Barriga: cresceu mais um pouquinho

Sinto-me com:

Vómitos, Náuseas: continuo com tosse, mas desta vez não vomitei nadinha

Tonturas: não

Azia: nope

Dores: menos de dores nas costas

Humor: áiiii as hormonas, n’é S.?!

Fisicamente: menos cansada

Fome e Sede: adoro comer! Mas apenas o que me apetece.

Xixi: igual

Roupa: igual

Directamente do Brasil...

... para ti!
Coisas mais fofas!
Prendinha da J. que chegou agora do Brasil e já trouxe estas baby havaianas unisexo para o proximo verão!


terça-feira, 20 de abril de 2010

Consulta de hoje

Como previsto lá fomos te ver mais uma vez. Estava nervosa e ansiosa!
Só fiquei mais calma quando te vi no ecrã a 2D. Estavas lindo(a)! Tás tão grande comparado à ùltima vez que te vimos.
A Sra Dra não quis dizer muito sobre o seres menino ou menina, não te deixas-te ver muito bem. Ela lá tentou mas não quis dizer nada.
Vimos que estavas a chuchar no teu dedo e não estavas quieto/a quando a Dra fazia força na barriga da mamã para te ver no ecrã. Vais ser como os papás! Irrequieto/a!

Estás perfeitamente perfeitinho/a!
E medes 7,22cm da cabeça ao rabinho! As tuas perninhas já estão dobradas. Vimos o teu coraçãozinho a bater e o teu cordão umbilical e os teus vários orgãos.

A Sra Dra mediu a tua nuca e disse que estava no tamanho normal. Amanhã vamos tirar sangue para os testes de trisomia.

Agora voltamos lá dia 25 de Maio e normalmente já vamos poder confirmar o teu sexo!

We love you!

Hoje temos consulta!

E eu mal dormi a pensar nisso! Estou ansiosa!
Só quero que tudo esteja bem contigo.

Será que já te vais mostrar a nós?! Menino ou menina??

Mais logo passo cá para deixar as novidades da consulta.

domingo, 18 de abril de 2010

13 semanas de ti - fim do 1° trimestre

Está grávida de 13 semanas – já só faltam 189 dias!



A novidade da semana são as impressões digitais: e não há outras iguais.
Em breve, a sua barriga já terá tamanho suficiente para anunciar ao mundo que está grávida, mas o bebé continua muito pequenino. Tem na realidade apenas cerca de 7,5 cm, da cabeça até ao rabinho — aproximadamente o tamanho de um camarão — e pesa cerca de 30 gramas.


Apesar de ser tão pequeno, já tem agora no seu útero um bebé totalmente formado e já muito mais proporcional do que há algumas semanas atrás. Nas semanas anteriores tinha uma cabeça gigante – mas agora é apenas cerca de um terço em relação ao resto do corpo.


As minúsculas e exclusivas impressões digitais já lá estão. Os rins e o tracto urinário funcionam e começa a urinar o líquido amniótico que tem estado a engolir. No início do segundo trimestre, a maior parte do desenvolvimento crítico do bebé já está concluído e a probabilidade de aborto espontâneo reduz consideravelmente.

Semana a semana - apontamentos #7


Semana: 12 semanas

Peso: 60 kg

Como me sinto fisicamente:

Mamocas: iguais

Barriga: cresceu um pouquinho
 
Sinto-me com:

Vómitos, Náuseas: a tosse fez-me vomitar quase todos os dias da semana passada

Tonturas: não

Azia: nope

Dores: menos

Humor: um pouco irritada

Fisicamente: ando um pouco melhor

Fome e Sede: ataques de fome repentinos

Xixi: não mudou nada

Roupa: as calças de ganga ainda estão bem nas ancas e rabo, mas a barriga cresceu. As roupas de pré-mamã ainda ficam grandes.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Operação: creche #2

Lá fomos nós na quarta-feira ver a ama. Gostamos bastante da organização da senhora. Ela tem 3 filhas e já é ama à 10 anos.
Falamos de tudo um pouco e decidimos reservar o lugar.
O preço ainda não sabemos, pois vai ser calculado apartir dos nossos salários.

Agora, vou pois tenho de me preparar para o primeiro casamento do ano.

Bom fim de semana!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Boy or Girl?



Queria tanto saber o sexo do nosso bébécas!

Uns dizem menino, outros menina! As opiniões estão tão divididas!
A minha mãe diz que vais ser uma menina! Hoje no trabalho a minha patroa disse que pensa que vai ser um menino! Sinceramente, eu não sei! E o papá também não!

Procurei em alguns sites pelo calendário chinês e quase todos dão respostas diferentes.

Ok, uma coisa é certa, vai ser menino ou menina! LOL
É tipo fifty fifty! Vai ser um ou outro!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Operação: creche!

Algo que sempre soube que tinha de fazer o mais depressa possível quando soubesse que estava grávida, era procurar uma creche/ama.

Cá na Bélgica, as listas de espera chegam por vezes a 1 ano, o que é enorme! Mal soube, pedi ao S. para tratar do assunto (pois ele é mais fala mais fluentemente o holandês do que eu!!!) e nos inscrever o mais depressa possivel na helpdesk para as creches.
Fim de semana passada tivemos a resposta, que aqui na região existe apenas um lugar livre e estará apenas disponivel para Março. É numa ama que fica bem pertinho da nossa casa.

Amanhã vamos lá para falar com a senhora e ver as condições e colocar as nossas mil e uma questões.

Ao inicio, a nossa ideia seria de eu ficar um pouco mais de tempo em casa (além dos 3 ou 4 meses de pausa de maternidade), mas infelizmente não podemos viver com menos de metade do meu salário, então vou ter de voltar ao trabalho mais depressa do que me tinha imaginado, embora que vá fazer 1 dia menos por semana!

News flash

Pois é, estou de volta ao trabalho desde ontem e já estou cansada de cá estar (é chato quando o nosso trabalho já não nos motiva). A tosse e os "restos" da constipação ainda continuam. Mas estou bem melhor a comparar com a semana passada.


Começo a ter sérios problemas para estar sentada com o botão das calças apertadas, a barriga tem pouco espaço. Não me sinto nada comfortável com as roupas de sempre. Não sei se é psicológico ou se a barriga já começa mesmo a crescer assim tanto.


Estou a ser atacada pelas hormonas e estas estão a deixar-me com acne, ora na cara ora nas costas ora no peito! Blurrkkkkk! Foi preciso chegar aos 26 anos para ter o acne que não tive quando era adolescente. Tudo se paga! Ok, não é nada gigante e em grandes quantidades, mas eu que tenho uma pele lisa, noto imenso!
Continuo com o meu querido mau humor. Mas, em contra partida, aquele cansaço quase crónico das primeiras semanas está bem mais leve.

domingo, 11 de abril de 2010

12 semanas - 3 meses

Está grávida de 12 semanas – já só faltam 196 dias!




O cérebro do bebé começa a produzir sinapses.




O bebé alcançou a meta dos 5 cm (tem mais ou menos o tamanho de uma lima) e pesa cerca de 15 gramas.
A cara começa a assumir um aspecto mais humano. Os olhos, que começaram a formar-se nos lados da cabeça, estão agora mais próximos no centro do rosto e as orelhas já praticamente assumiram a sua posição final. Os intestinos do bebé, que cresceram tão rapidamente que chegam a entrar no cordão umbilical, começarão agora a deslocar-se para o interior da cavidade abdominal. Os rins segregam urina para a bexiga.




As células nervosas têm vindo a multiplicar-se rapidamente e começam a produzir-se sinapses (caminhos de comunicação neurológica no cérebro). O bebé já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, e até se contorce se pressionar a barriga, embora só daqui a várias semanas comece a sentir os seus movimentos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Próxima consulta

Estou ansiosa pela próxima consulta, pois sei que vai ser uma importante.
Tenho medo, muito medo, mas ao mesmo tempo sei (bem lá no fundo) que vai correr tudo bem. Ao menos é o que mais espero! É sem dúvida, uma das piores coisas que nos poderia acontecer. Nem quero imaginar!


"O Rastreio Pré-Natal é uma colheita de sangue à grávida que deve ser efectuado entre as 14 e as 18 semanas. Ainda que facultativo, este é um exame que não deve ignorar na sua gravidez.



O rastreio Pré-Natal é efectuado às grávidas entre as 14 e as 18 semanas, ainda que actualmente já seja possivel realizá-lo entre as 11 e as 13 semanas. A partir de uma colheita de sangue e do diagnóstico do laboratório, podem ser detectadas situações de Síndrome de Down ou de defeitos no Tubo Neural. Este é o exame indicado para descobrir situações de anormalidade, ou para saber o estado concreto da evolução da sua gravidez.


Este tipo de teste não constitui um diagnóstico em si mesmo, mas alerta para uma eventual situação de anormalidade do estado da futura mãe ou do seu filho. Para as mães menos esclarecidas, o Síndrome de Down é aquilo que sucede quando as crianças possuem atrasos mentais, problemas de coração ou no processo digestivo. Antigamente, o Síndrome de Down era mesmo apelidado vulgarmente de mongolodismo, e hoje, mesmo que tenha outro nome, continua a constituir uma situação desagradável para qualquer pai ou mãe.



O Rastreio Pré-Natal, como há pouco se referiu, também permite detectar problemas no Tubo Neural. Os chamados "defeitos abertos do tubo neural" implicam um fraco desenvolvimento do cérebro e da espinal medula. No caso do escasso desenvolvimento do cérebro é normal detectar-se a Anencefalia, sinónimo de que o bebé não sobreviverá. A Espinha Bífida é outro dos casos que pode ser detectado, no qual a espinal medula está exposta, podendo provocar situações futuras de pouca gravidade. Mas, infelizmente, os defeitos do Tubo Neural também podem significar paralesias, problemas de bexiga, intestinos ou atrasos mentais.



No fundo, o Rastreio Pré Natal é uma forma de alarme para a futura mãe ficar a saber que o seu feto tem fortes possibilidades de estar com algum problema. Este é um teste que lhe é comunicado no momento das consultas, mas a opção de o querer ou não fazer é só sua. Caso o Rastreio seja positivo, é normal que tenha que fazer mais testes de confirmação destas hipóteses. O médico indicar-lhe-á o que deve fazer e quais as análises ou exames a realizar, para melhor ter a certeza do que se está a passar.


O exame é feito a partir da recolha de sangue materno e o médico que a acompanha irá medir a espessura da quantidade de líquido, que está acumulado atrás da nuca do feto. É nessa mesma semana que é feita a recolha do sangue para a PAPP-A e hCG. Depois, e a partir dos resultados do laboratório e da análise da ecografia, é realizado o relatório, sem nunca esquecer a idade da mãe.



O Rastreio Pré-Natal é uma análise que a aconselhamos a fazer, como forma de suspeita de uma qualquer eventualidade negativa na formação normal do seu feto. Porque deve prevenir-se sempre, informe-se sobre esta análise e as suas condições. É simples, e os resultados podem descansá-la ou preveni-la antecipadamente.

 
Rastreio Pré-Natal é um nome a não esquecer! "

on: http://www.abcdobebe.com/saude-da-gravida/rastreio-pre-natal.html

É oficial!


Continuo toda ranhosa e fechada em casa.
Espero realmente que isto passe antes do ínicio da semana, pois estarei de volta ao trabalho.

Continuo a chá, muitos litros de chá!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Saudades de...

Tenho tantas saudades vossas amigas!
Apesar destes quase 2000km entre nós penso imenso em vocês.

Adoro-vos Andreia e Susana!

Doente

Estou doente!
Estou em casa desde ontem. Muita tosse e dores de cabeça à mistura, o médico diz que tenho uma inflamação nas vias respiratórias.
Solução: ficar em casa, beber muito chá e nada como medicamentos!

Semana a semana - apontamentos #6

Semana: 11 semanas
Peso: 59,4 kg (deve ser de estar doente!)

Como me sinto fisicamente:Mamocas: a crescer


Barriga: um pouquinho maior


Sinto-me com:
Vómitos, Náuseas: temos vomitado mais do que o normal, mas deve ser desta tosse que é horrível


Tonturas: sim, mas não foi devido ao facto de estar grávida


Azia: de vez em quando


Dores: as dores nas costas continuam


Humor: esquesito!


Fisicamente: menos sono e menos cansada

Fome e Sede: não como muito, mas apenas mais vezes ao dia

Xixi: igual

Roupa: estou reduzida a umas calças de ganga, porque as outras estão muito apertadas na barriga, não me deixam respirar e tenho a sensação de ter que ir mais ao WC

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sorry pela ausência, mas o fim de semana foi full busy e estava sem acesso à internet.
Mais logo (quando voltar a casa) volto com o "semana a semana - apontamentos" da 10a semana e da 11a semana. Esta semana vamos fazer 2 em 1.


As vossas férias foram boas?!
Muitas amêndoas?!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Também quero!

Por cá hoje não é feríado! Bolas! Assim não pode ser... não é justo! Também queria tanto ter ficado na minha (nossa) caminha a dormir com o S. e as nossas gatas!

Este fim de semana vai ser super hyper busy! E tudo o que queria era mesmo ficar horas no sofá a vegetar com os meus loves!

E vocês vão ter férias?!



Boa Páscoa!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parabéns ao meu pai e avô do meu bébécas!
Mil beijocas da tua filha, do S. e do nosso bébécas!