quarta-feira, 31 de março de 2010

Bad temper

Isto das mudanças de humor tem o que se lhe diga! Ou hei-de "cuspir" fogo pelas narinas ou hei-de ficar toda "melosa" com as coisas mais simples do mundo! E quem sofre com tudo isto?! O S., claro! Sorry!
Não é de propósito, ele sabe, mas eu tenho consciência que é ele que leva com as minhas muitas mudanças de humor.

terça-feira, 30 de março de 2010

10 semanas de ti

Está grávida de 10 semanas – já só faltam 210 dias!


As mãos do bebé juntam-se agora sobre o coração.


O seu bebé já não é um embrião! Embora não tenha sequer o tamanho de uma ameixa — tem cerca de 3 cm, da cabeça até ao rabinho – e pese pouco mais de 5 gramas, já terminou a parte mais crítica do seu desenvolvimento. É o início do chamado período fetal, em que os tecidos e os órgãos do corpo crescem e amadurecem rapidamente. Os órgãos vitais – fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões – estão agora formados e começam a funcionar, embora prossigam o seu desenvolvimento ao longo de toda a gravidez. O fígado continua a produzir glóbulos sanguíneos e o saco vitelino, que fornecia anteriormente estas células, deixou de ser necessário e começa a desaparecer.

 
Durante as próximas três semanas, o comprimento do bebé irá passar para mais do dobro, para cerca de 7 centímetros. A cabeça é agora mais pequena em termos proporcionais do que há umas semanas atrás, mas continua a corresponder a metade do comprimento de todo corpo. A testa está temporariamente saliente devido ao cérebro em desenvolvimento e surge bem assente no topo da cabeça; mais tarde, irá recuar e conceder ao bebé um aspecto mais humano. A cada dia que passa, mais pequeníssimos detalhes começam a aparecer – incluindo minúsculas unhas nos dedos das mãos e dos pés e uma penugem tipo pêssego. Os dedos estão agora completamente separados; os braços flectem no cotovelo e encurvam-se ligeiramente; as mãos flectem na zona do pulso e juntam-se sobre o coração; as pernas estão a ficar mais longas; e os pés podem ser suficientemente compridos para se reunirem à frente do corpo. O bebé está plenamente ocupado a engolir líquido amniótico e a esticar as pernas.


Se pudesse espreitar o bebé esta semana, veria claramente o contorno da coluna vertebral através da finíssima pele. Os nervos espinais começam a distender-se e a separar-se da espinal medula.

segunda-feira, 29 de março de 2010



Agora sei que não devia ter cantado vitória assim tão cedo! Vomitei o pequeno-almoço todinho e pela primeira vez desde que descobri que estava grávida! Odeio!!! E o pior é que isto faz parte de estar grávida, mas depois ter de vir trabalhar assim, digo-vos eu, que não tem piadinha nenhuma!
A juntar a tudo isto esta mudança de hora que me põe ainda mais cansada.
Agora vou ali num instante tentar tomar um chá e ver se isto não volta.

domingo, 28 de março de 2010

New look!

Novo look aqui no nosso cantinho!
Gostam?!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana a semana - apontamentos #5

Semana: 9 semanas

Peso: acho que deve estar igual

Mamocas: sinto que em breve terei de comprar soutiens maiores

Barriga: aqui senti mudanças e que mudanças. Cresceu de um dia para o outro!

Sinto-me com:


Vómitos, Náuseas: nope, apenas andamos a comer pouco nas grandes refeições do dia. Como imensas vezes ao dia (frutas ou algo de ligeiro)
Tonturas: não

Azia: nope

Dores: as costas e as ancas, mas 2a feira já vamos à Osteopata que nos vai tratar do assunto


Humor: irritada com tudo e todos


Fisicamente: the same old: sono e cansaço q.b.


Fome e Sede: nada de diferente


Xixi: the same

 Roupa: restam-me apenas uns jeans que não me apertam na bexiga e de resto ando quase sempre de vestido ou de saia

quarta-feira, 24 de março de 2010

Eu quero sol!

Sol e um pouco mais de calor, please!
É que ando fartinha de andar de botas e de casaco comprido. Quero começar a usar sapatos, sabrinas e apenas uma camisola ou mesmo t-shirt. É que de manhã está aquele friozinho bem estúpido e depois à tarde fica bem mais agradável. Bom dia às dores de garganta!!!

Quero que a minha barriguinha finalmente seja a de uma grávida, e não como se estivesse "apenas" mais gorda. Quero mostrar a todos que vou ser mãe! E usar vestidos lindos como estes: (adoro a nova coleção da Mango e H&M)
Mango


Mango

Isto tudo se me servirem!!! É que ainda é cedo (grandes de mais!) para usar roupas de pré mamã!

domingo, 21 de março de 2010

9 semanas de ti



Está grávida de 9 semanas – já só faltam 217 dias!



Os olhos do bebé estão agora cobertos com as pálpebras.


O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.


As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Olá!


Olá! Este sou eu! Sou apenas um feijãozinho mas o meu coração já bate bem forte na barriguinha da minha mamã! O meu papá ficou tão contente quando me viu que nem conseguia dizer nada! A mamã, está tão orgulhosa de mim, que anda sempre mostrar a eco a toda a gente!



A consulta correu bem. Está tudo bem e recebe-mos todos os papéis para dar lá no trabalho (atestação de gravidez e a atestação como não posso pegar em pesos).

We love you!

Semana a semana - apontamentos #4


Semana: 8 semanas


Peso: 60,8kg (segundo a balança da GO)

Como me sinto fisicamente:


Mamocas: inchadas/doridas

Barriga: pequenas mudanças


Sinto-me com:
Vómitos, Náuseas: não, apenas tenho de saber quando parar de comer a tempo antes de ficar enjoada.

Tonturas: não


Azia: está bem melhor
Dores: as costas dão-me dores de cabeça
Humor: irrito-me facilmente

Fisicamente: sono e cansaço

Fome e Sede: nada de diferente
Xixi: se muito bebo, muito xixi faço

Roupa: comprei roupinhas mas de um n° mais do que o normal

quinta-feira, 18 de março de 2010

Consulta e noticias nossas

Pois o tempo tem sido pouco estes últimos dias para passar por cá. Prometo cá vir esta sexta-feira para deixar a tua primeira foto e os apontamentos da oitava semana.
A consulta passou-se super bem. Ouvimos o teu coraçãozinho, e foi algo mágico!

Andamos bem, apenas com um pouco de stress a mais pois aqui as coisas no trabalho andam estúpidas demais para o nosso gosto! E infelizmente ontem recebemos a noticia que a tia D. morreu, depois de meses a lutar contra um cancro generalizado.

segunda-feira, 15 de março de 2010

8 semanas de ti!


Está grávida de 8 semanas – já só faltam 224 dias!



O bebé já consegue dobrar os cotovelos e os joelhos.

O bebé tem agora cerca de 2 cm de comprimento, mais ou menos o tamanho de um feijão. Movimenta-se e muda de posição constantemente, embora estas agitações no útero só daqui a várias semanas sejam perceptíveis para si. A cauda embriónica está a desaparecer e as pálpebras já praticamente cobrem os olhos. Continua a apresentar ligeiras membranas, mas os dedos das mãos e dos pés estão a ficar mais compridos. Os braços também são mais longos e as mãos flectem agora ao nível do pulso.

As articulações dos joelhos e dos cotovelos já estão formadas, pelo que consegue dobrá-los, e os pés já poderão ser suficientemente compridos para se juntarem à frente do corpo. Com o tronco direito, a cabeça fica mais erecta. Os canais respiratórios estendem-se da garganta até às ramificações dos pulmões em desenvolvimento. As células nervosas do cérebro começam também a ramificar-se para se interligarem, formando os caminhos neurais primitivos. Por mais que sonhe acordada com o sexo do seu bebé, os genitais externos ainda não se desenvolveram o suficiente para revelar se será um rapaz ou uma rapariga.

Amanhã já vamos ouvir o teu coração! Mal posso esperar!

sábado, 13 de março de 2010

Hoje

Vamos ao salão Baby Boom. Vamos ver coisinhas para o nosso bébécas. Espero encontrar o que procuro!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Finally friday!

Andamos bem cansados (como sempre) e com bastante soninho! A constipação e a tosse começam petit à petit a partir. Agora o fim de semana anuncia-se busy! Entre o salão Baby Boom, aniversários, jantaradas e a limpeza da casa, pouco tempo fica para descansar! E aqui a mamã bem precisa...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Semana a semana - apontamentos #3

Semana: 7 semanas



Peso: 60,4kg não perdi nada nem ganhei nada


Como me sinto fisicamente:

Mamocas: inchadas/doridas


Barriga: no changes






Sinto-me com:

 
Vómitos, Náuseas: os cheiros e nos últimos dias tem sido horrível


Tonturas: não
Azia: de vez em quando


Dores: as dores nas costas continuam sobretudo quando fico sentada na mesma posição durante muito tempo
Humor: irrito-me facilmente, Sorry daddy!!!

Fisicamente: SONO, imenso sono e cansada



Fome e Sede: tento comer o mais saudável possível e beber bastante durante o dia
 Xixi: se muito bebo, muito xixi faço

Roupa: a roupa “normal” ainda me serve

terça-feira, 9 de março de 2010

Enjoos

Hoje a comida tem dificuldades em descer... os odores bhlarrrkkk, os sabores não tem o gosto de sempre! E eu tenho tanta fome!

segunda-feira, 8 de março de 2010

As primeiras roupinhas :)

Escolhi cores que dão para os dois sexos.


Agora as do papá:

Porque tinha de ter uma roupinha vermelha, pois a primeira roupinha que vesti quando nasci foi vermelha.

Caí em tentação...

Pois é, este fim de semana, caí em tentação na H&M.
Fui para comprar uns vestidos para mim, n°40, para ter espaço para a barriguinha, pois em Avril, Maio e Junho tenho 2casamentos e 3 comunhões. Fui ao lado das crianças e perdi-me... agarrei-me às coisinhas mais lindas e fofas e não resisti e vim para casa com bastantes roupinhas para o nosso bébécas. Eu sei que ainda é cedo...
Depois aproveita-mos e fomos dar uma volta à loja onde devo comprar à maior parte das coisas pó nosso bébé. Já andei a ver o quartinho, o carrinho, e mil e uma coisas.
Tinha dito que não compraria nada antes dos 3 meses, mas era impossível resistir.

Depois passo para deixar as fotos das coisas lindas que eu comprei e o papá também.

domingo, 7 de março de 2010

7 semanas

Está grávida de 7 semanas – já só faltam 231 dias!


O bebé tem uma ligeira membrana entre os dedos das mãos e dos pés.


Agora com cerca de um centímetro – mais ou menos o tamanho de uma framboesa – o bebé já tem as articulações dos cotovelos e, ainda com membranas, os dedos das mãos e dos pés já se distinguem claramente. No interior da cabeça, ainda muito grande, os dois hemisférios cerebrais estão em desenvolvimento. Estão a formar-se os dentes e o interior da boca e os ouvidos continuam a desenvolver-se. As pregas das pálpebras cobrem parcialmente os minúsculos olhinhos e começa a nascer a ponta do nariz que lhe dará tanto gosto apertar um dia mais tarde. A pele é fina como o papel e as veias são claramente visíveis.

 
O seu pequenino tem também já apêndice e pâncreas, os quais irão mais tarde produzir a hormona insulina que ajuda a digestão. O fígado está ocupado a produzir glóbulos vermelhos e uma das voltas dos intestinos em crescimento está a transformar-se no seu cordão umbilical, que apresenta agora nítidos vasos sanguíneos que levam e trazem oxigénio e nutrientes para o seu corpinho. O bebé ainda parece possuir uma pequena cauda (na verdade, é uma extensão do cóccix), mas que desaparecerá nas próximas semanas.

Ainda não consegue senti-lo a mexer, mas o seu pequeno feijãozinho saltitante movimenta-se com grande rapidez e agitação no seu meio aquático.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Medos na gravidez

Eu já falo imenso com o nosso bébécas, entre mil "I love you" e outras coisas fofas, e o que mais lhe peço é que ele se segure bem e que não nos deixe. A verdade é que eu tenho imenso medo de o perder. Tudo isto porque algumas mum to be que eu conheço perderam o bébé que estavam à espera. Sim, eu sei que eram pessoas « mais a risco » e blá blá, mas eu não sei, mesmo assim tenho medo. Sei que não deveria pensar nisto, mas a verdade é que penso!!!



Aqui no trabalho tenho de pegar em caixas super pesadas, o que não tenho feito, só pego nas mais ligeiras, e tento ajudar ao máximo no que posso com as grandes, pois a equipa é bem pequena e toda a ajuda é preciosa.


E vocês, não ficam com medos do mesmo género ? Ou outros?

Desejos

O nosso primeiro desejo foi:


uma saladeira cheia de salada, com espinafres e rucola. Com milho doce, cenoura raspada, tomates cereja, um bom azeite e sal e herbas q.b.
É algo que me sabe super bem, ainda hoje comi uma que estava deliciosa!

Agora sábado vou comer algo que ando a suspirar pelos cantos: um cozido à portuguesa! Eu e o meu bébécas vamos nos consolar.

Algo que comprei quando ainda não sabia que estava grávida. Gostei e aproveitei, pois tive medo de não encontrar mais tarde.
Já te escrevo (e falo contigo) todos os dias.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana a semana - apontamentos #2

Semana: 6 semanas


Peso: igual

Como me sinto fisicamente:


Mamocas: inchadas/doridas


Barriga: inchada
Sinto-me com:
Vómitos, Náuseas: algumas náuseas, mas sem vomitar

Tonturas: não


Azia: alguma


Dores: continuo com a sensação de desconforto nas costas


Humor: bom


Fisicamente: sinto cansaço e sono


Fome e Sede: como imensos vegetais e frutas, e adoro comer saladas


Xixi: the usual


Roupa: ainda continua ok

segunda-feira, 1 de março de 2010

Done!!!

Hoje foi dia de dizer no trabalho... foi com nervos e o meu coração a bater a 1000 à hora!
Reagiram bem, afinal já estavam à espera que um dia ou outro eu iria engravidar.
Agora só espero que se lembrem que não posso andar com pesos, logo vão ter de trabalhar um pouco mais (simplesmente trabalhar, pois é algo que não fazem lá muito!!).

Tabela de gravidez

Gosto bastante desta tabela, é fácil de "usar".